EMERGÊNCIAS

O QUE É?

A URGÊNCIA da necessidade de uma ação imediata

E um novo contexto social EMERGENTE

O MUNDO ATRAVESSA UM MOMENTO CRÍTICO

que precisa ser enfrentado urgentemente. Solucionar a emergência climática, o maior desafio da nossa geração, é imperativo para qualquer futuro que a humanidade possa desejar e, ao mesmo tempo, pressupõe mudanças profundas.


Significa

AMAZONIZAR O MUNDO

Amazonizar é verbo, um chamado para ação, uma sensibilização global para manter viva nossa maior riqueza. Partir do que a maior floresta tropical do planeta nos ensina e nos provoca, para transformar nossos sistemas, nossas formas de pensar, nossas formas de vida.

PQ EA?

TIPPING POINT

A Amazônia é a maior floresta tropical que existe, com a maior biodiversidade do planeta e está sendo sistematicamente destruída todos os dias. Estamos trilhando um caminho sem retorno e os cientistas avisam, se a destruição não cessar, o ciclo de vida da floresta será interrompido e veremos a Amazônia se transformar em uma grande savana. Hoje a floresta já perdeu 17% de sua cobertura, se esse patamar passar de 20 a 25% grande parte da floresta desaparecerá de forma irreversível e em 30 a 50 anos estaria 70% savanizada.

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

O dióxido de carbono é o principal responsável pelo aquecimento global e, segundo a ONU, duplicou o número de catástrofes naturais nas últimas décadas matando mais de 1,2 milhão de pessoas desde 2000. A Amazônia é uma reserva gigantesca de estoques de carbono, cuja libertação, por desmatamento e degradação, pode elevar significativamente a temperatura global. Hoje, o desmatamento já é a segunda maior causa das mudanças climáticas – enquanto a floresta em pé estoca e neutraliza carbono, a floresta destruída torna-se emissora. Além disso, já existem evidências indiscutíveis sobre o papel da floresta amazônica como provedora e reguladora de água. Seus rios voadores percorrem milhares de quilômetros mantendo o clima úmido e em temperaturas mais baixas em grande parte do continente. Conter a emergência climática, o maior desafio da humanidade, implica necessariamente, na preservação a Amazônia.

DISPUTA GLOBAL

Desde sempre, a Amazonia vem sendo centro da disputa geopolítica global, ligada diretamente ao crescimento da economia mundial. São muitos interesses em um jogo complexo de poderes entre grandes corporações, empresas e diferentes governos. Esses líderes globais detém um alto poder decisório em relação à preservação x destruição da Amazônia e o resultado tem sido catastrófico. Podemos citar por exemplo a saída dos EUA do acordo de Paris, ou o acordo da UE com o Mercosul, ou as políticas ambientais do governo Bolsonaro.

DEFEND THE DEFENDERS

Defender a Amazônia passa necessariamente por defender e aprender com os povos das florestas. Representando menos de 5% da população mundial, povos da floresta protegem 80% da biodiversidade global. Amazonizar nosso olhar e nosso fazer será a chave para darmos o salto necessário para criar um novo comum.