DESIGN ATIVISTA

Confira a Programação: Encontro do Design Ativista especial Amazônia

A segunda etapa do Emergências Amazônia começa começa nesta sexta-feira a partir das 18h30

23/04 – SEXTA

 

18:30 – Mesa de abertura

A política é disputada de várias formas diferentes, e na proposta do Emergências Amazônia: Design Ativista, a mesa de abertura “A Política Sempre tem uma Dimensão Estética” trará um viés visual de como fazer essa disputa.

Confira os/as confirmados/as para a mesa:

Confira os/as confirmados/as para a mesa:

– Artista visual, muralista e ilustradora paulistana, que propõe com sua arte percepções críticas sobre padrões estéticos e comportamentais vigentes como estratégia de enfrentamento e questionamento das relações de poder Priscila Barbosa (@priii_barbosa)

Multiartista, pesquisadora, cientsta do Afrofuturismo, Afropresentismo e African Futurism e cientista de dados com foco em NFT, Cryptoart e Desmatamento na Amazônia Zaika dos Santos (@zaikadosantos)

– Jornalista afrofuturista e mestranda em design estratégico Carol Anchieta (@carolanchieta)

-Natural de Pinar del Río, Cuba, residente em Havana, graduada pelo Instituto Superior de Diseño en Comunicación Visual, profesora de Design Básico no mesmo instituto há 3 anos. Fundadora do projeto de comunicação política @DominioCuba. Fotógrafa aficionada. Kalia León

– Produtora audiovisual na Causa Venezuela desde 2012. Diretora e designer do estúdio criativo Crea Venezuela @Creavnzla. Diretora da marca Afrika Caribe @afrikacaribevnzla onde promove a identidade afro-indígena de nossa América e a sintetiza em uma proposta têxtil. Compartilha sua visão fotográfica com o coletivo de fotógrafos Cacri Photos @cacriphotos, fotografia de rua e crioula. Para ela, a arte é um BEM SOCIAL e COMUM. Cacica Honta

Mediação: Ivana Bentes Pró-reitora de extensão da UFRJ, pesquisadora de cultura e ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (@ivanabentes)

Mediação: Pró-reitora de extensão da UFRJ, pesquisadora de cultura e ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura  

 

20:00 – Papo NINJA – A indústria da moda e a PL do veneno 

Descrição: Profissionais da moda debatem a influência da PL do Veneno e o uso extensivo de agrotóxicos que afeta o plantio de algodão, fibra natural mais utilizada no mundo

– Designer, diretora educacional do Fashion Revolution Brasil, movimento global que promove transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda e professora de Design Sustentável do IED – Istituto Europeo di Design.

Lidera projetos que incentivam profundas transformações na indústria da moda, como o Índice de Transparência da Moda Brasil e o Fórum Fashion Revolution.Eloisa Artuso

– Designer de Moda e Mestre em Sociologia Política. É Coordenadora de Design de Moda no IED-Rio, fundadora do Rio Ethical Fashion, o primeiro Forum Internacional de Moda Sustentável. É membro convidado da Comissão dos Direitos da Moda da OAB-RJ, e membro da Union of Concerned Researchers in Fashion (UCRF).Yamê Reis @yamereis

– Fundadora do Modefica, mídia independente sobre sustentabilidade e co-fundadora da Futuramoda, agência de transformação que atua por meio dos eixos de educação, design e comunicação para empresas de moda e beleza interessadas em pensar e fazer sustentabilidade. Também coordena o Leituras Para o Bem Viver e é colunista da revista Elle e mestranda em Ciências Sociais pela PUC-SP Marina Colerato

Mediação: Fábio Martins – Designer, ilustrador e artista visual. Especialista em design político, eleitoral, e terceiro setor.É mobilizador no Design Ativista e colabora com desenvolvimento de novas metodologias.

24/04 – SÁBADO

 

14:00 –Movilizatorio – Campanhas de impacto social a partir do design

A Purpose apresenta uma nova lógica de fazer o design, e já desenvolveram projetos que fazem parte da luta pela vida e pela terra. Mostram que é possível fazer design para todas as pessoas, e não só para os poderosos, além de atuar construindo campanhas que trazem conscientização e propõe mudanças estruturais na sociedade.

Convidada Confirmada:
– Diretora de Projetos e Estratégia de Mobilização, de onde lidera os processos de pesquisa e desenvolvimento metodológico da organização. Teve passagem pela UNICEF, OCHA, Instituto Colombiano de Bem Estar Família, Departamento de Prosperidade Social, Unidade de Vítimas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bogotá. Lina trabalhou na criação de estratégias de comunicação e treinamento para comunidades rurais na Colômbia e grupos étnicos em Mianmar, Mesoamérica. Lina Torres (@lintorr) (@purpose)

Abertura: Thiago Scherer (@thiago_scherer), Ativista, designer e ilustrador, gestor da frente de design da Mídia NINJA e co-fundador do Design Ativista (@designativista)

 

15:00 –O Pequeno Carbono – Mudanças climáticas e sustentabilidade

A partir da reflexão sobre o livro O Pequeno Carbono, de Vinicius Donola, Romulado Freitas desenvolve um espetáculo de teatro com a cenografia inteira pensada de forma sustentável – mas sem a estética e o acabamento de lado. Nessa mesa vamos fazer uma reflexão ampla sobre a importância da floresta em pé como resposta ao desequilíbrio ambiental.

Confira o/as confirmado/as para a mesa:
– Jornalista vencedor do prêmio Vladimir Herzog e Tim Lopes de Jornalismo, autor do livro infanto-juvenil Pequeno CO2, uma denúncia à destruição do Meio Ambiente,Vinícius Dônola (@viniciusdonola

– Ator, diretor, cenógrafo e aderecista, montou e dirigiu versão teatral de As Aventuras do Pequeno CO2 Romualdo Freitas (@defreitasromualdo)

– Economista e sustentabilista, com experiência na liderança de organizações governamentais e não-governamentais na área socioambiental com enfoque em desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.Dande Tavares

Arte-educadora, Atriz, assistente de direção, Performer, atriz-Manipuladora.Alessandra Apurinã

Abertura:

Atriz, produtora Cultural, Contadora de Histórias, das redes Fora do Eixo, Mídia Ninja e Casa Ninja Amazônia.Karla Martins (@karlamartins1969)

 

 16h30 –Ellijo Dignidad – Um fenômeno social de esperança política na Guatemala

A Guatemala é um país com uma crise política há muitos anos, e ativistas, usando a arte e o design atuaram na campanha presidencial da indígena Thelma Cabrera em 2019, com o tema Elijo Dignidad, ou Eu Escolho Dignidade em português. A campanha ultrapassou fronteiras, e abraçou temáticas importantes não somente na Guatemala, mas no mundo.

Confira o/as confirmado/as para a mesa:
– Ativista de direitos humanos e política guatemalteca Thelma Cabrera
– Jornalista e ativista guatemalteca Andrea Ixchíu (@andreaixchiu)
– Ativista da Hackeo Cultural e artista mexicano Ning1no (@ning1no)

Abertura: Natália Collor, jornalista, produtora de conteúdo digital há 7 anos e rede de apoio em carreira. Criou uma oficina durante a pandemia para ajudar as pessoas no reposicionamento e fortalecimento de carreira. Natália é jornalista social e ativista.

 

18:00 – Arte, design e diversidade na floresta

Os corpos também são ferramentas de resistência e denúncia. A arte e o design se apresentam como meio para execução de projetos, performances e publicações que questionam costumes e percepções viciadas. A partir da visão e da vivência de criatives conectades com a Amazônia, vamos refletir sobre como a floresta atravessa a arte e o design.

 

Confira o/as confirmado/as para a mesa:

 – Designer gráfico, artista visual e ator LGBT+. Desenvolve projetos gráficos na área das artes cênica da cidade como pesquisa para uma identidade visual do teatro Paraense. Atua como artista-pesquisador no movimento artístico-cultural das Themonias da Amazônia e é sócio fundador de um aplicativo para coleta seletiva na região metropolitana de Belém. Também desenvolve experimentações na fotografia e audiovisual. Acredita no design como forma de estrutura e (re)conhecimento de pessoas e lugares. Wan Aleixo (@wanaleixodesign)

– Artista Indígena Mura, designer gráfica, ilustradora, grafiteira, performer, maquiadora artística e fotógrafa experimental. Formada em Tecnologia em Design Gráfico pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO atualmente é Mestranda Profissional em design pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Utiliza suas obras como ferramenta de fala e política, do corpo marginalizado preto, indígena e transvestigênere. Auá Mendes (aua___art) 

Mediação: Jesus Lumma 

 

19:30 – Design como ferramenta de luta – como é fazer design dentro de movimentos sociais

Designers e profissionais das artes visuais que atuam e movimentos sociais se reúnem para compartilhar suas experiências e debater o uso do design como ferramenta de mudança de realidade. Como é o dia a dia, quais são os desafios, como é a dinâmica de trabalho, qual a sensação de dedicar seu trabalho para tentar fazer do mundo um lugar melhor para mais pessoas.

Confira o/as confirmado/as para a mesa:

APIB – Ju Sting – Artista visual, ilustradora e designer de Curitiba/PR e atualmente integra a equipe de comunicação visual da @apiboficial. Colaborou também como designer voluntária em campanhas da @uniaoamazoniaviva, @1milhaode1real e @acnurbrasil e atua também como autônoma junto a diversas cenas culturais ligadas à música independente latinoamericana, produzindo material gráfico para festivais e capas de disco.

MST – Marina Tavares – Setor de Comunicação do MST, graduada em Design Gráfico e pós-graduada em Semiótica Psicanalítica

UNE – Rachel Dias –Designer e diretora de arte, atua nos movimentos sociais nas frentes de educação, cultura e campanhas progressistas.

Ubes – Murilo Thaveira – Ator de formação e designer gráfico por acidente. Trabalha em áreas como o teatro, dança, exposições, cinema, política e movimentos sociais. Foi membro do coletivo casadalapada, por 6 anos. Também já realizou campanhas para UNE e UJS, nesta última foi responsável por suas campanhas por 8 anos. No momento, atua na UBES.

MTST – Alinne Martins – Ilustradora e bacharela em artes e design pela UFJF, atua como designer e coordenadora do setor de comunicação pelo MTST, também na produção de conteúdo pelas redes do Guilherme Boulos, Gabinete Paralelo e co-criadora da marca Que isso, camarada!

Mediação: Dride Reyes (@drrride)Designer gráfica, especialista em Música e mestranda em Comunicação e Indústria Criativa. Leva na bagagem de design-ativismo uma campanha presidencial progressista além de um período no Estúdio Design Ativista. Hoje foca seu trabalho na indústria da música, buscando principalmente um mercado musical mais equânime e justo para as artistas mulheres. 

Realização

O projeto é uma parceria com o 342 Amazônia (@342amazonia) e a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – @apiboficial). Inscreva-se em emergenciasamazonia.org ou no link nos stories!

#EmergênciasAmazônia #Amazon #342Amazonia #Apib #Amazônia #CasaNINJAAmazônia